5.6.10

Imagens sonoras - part II

Ok! falta do que fazer?
Não! To cheio de coisa da facu...mas to de saco cheio de pensar só nisso!
Queria ler, ou pensar em outra coisa.
Comecei a ouvir música, e no set list, direto já começou a tocar Interpol. Me empolguei com uma musica que eu gosto muito, e comecei a viajar nela, tentando ir além, do que eu vejo e sinto, ouvindo ela.
A música é "The Heinrich maneuver"

E acabou que eu descobri algo que mudava (ou complementava), minhas interpretações da música.
Primeiro que eu sempre confundia, e achava que a tradução era "Manobra Heimlich", aquela usada quando alguém engasga. Mas nem é! De fato "maneuver" é "manobra"...mas a manobra em si se chama Heimlich, e não Heinrich como diz o nome da música.
Sempre achei que a música falava - em suas entrelinhas - sobre algo engasgado, como uma referência direta ao nome da música.
A realidade é que, as letras do Interpol todas tem uma ambiguidade absurda, e eu esqueci desse fator, e simplesmente tirei minha conclusão - errada - dela. Bom, não tão errada assim!

Vamos lá. Descobri que Heinrich é o nome de uma psicólogo alemão - Ernst Heinrich Weber (1795-1878).
E já de cara li isso:



"Anatomista e fisiologista[...]
considerado o criador da psicologia experimental. Autor do número
de Weber
que relaciona forças de inércia com tensão superficial[...] Morreu
em Leipzig, Alemanha, e também ficou muito conhecido por seu pioneiro trabalho
na exploração dos órgãos dos sentidos e da sensibilidade da pele. Seus estudos
do ouvido e da sensação de pressão e temperatura pela pele, marcaram o início da
psicologia experimental. Sua lei de sensação, chamada lei de Weber,
formulava a relação matemática entre o estímulo e sensação resultante, foi a
primeira generalização válida em psicofísica."

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ErnsHenr.htm

Bom, não vou me aprofundar no que eu li sobre ele, para não ser um chato (além do habitual) e fugir do assunto. O fato é que misturando tudo - o que eu já achava e o que eu descobri - vi uma interpretação disso.

Quando achava que ele falava da Manobra de Heimlich - eu imaginava que tanto a música quanto o vídeo tratavam de um angústia, de algo pronto para ser expelido. Desengasgar um sentimento de fato.
Porém esse desengasgar, botar pra fora, é mais como um estopim. Algo como medidor de sentimento - assim como trata o estudo de Heinrich. No video acontece uma tragédia, e a sequência lenta com que tudo ocorre - tornando a experiência um desengasgar engasgando - pelo que entendi, é uma maneira de representar essa teoria de Heinrich, por que várias coisas acontecem alí. Eu passo por algumas etapas nesse clip. Eu vou do "tá! do que se trata?", passo para o "anda logo, tô ficando nervoso!", então chego no "ok! ta tomando forma, acho que estou entendendo", então eu travo no "volta! não entendi!", reclamo da lerdeza, e então finalmente chego no "aaahhhhh!!!"

Esse clipe me lembrou muito o clip do REM - Imitation of Life, só que de forma invertida. No do REM, várias coisas, várias cenas ocorrem simultaneamente, em um plano contínuo. Nesse caso, o Heinrich Maneuver é uma cena só, com várias representações e interpretações. Chego a dizer, que pode ser quase que um fragmento do Imitation of Life.

Não entendeu?
Assiste o vídeo rs (abre em outra janela, não consegui anexar o vídeo aqui!)

Assistiu!? Então. São quatro pessoas, sendo que uma é o estopim do sentimento das outras - ou no caso dos estudos de Heinrich - a agulhada na pele que faz alguém reagir! Ou a intensidade dessa agulhada, se preferir, porque na vida real, dependendo da agulhada, nós até gostamos (ta aí uma das ambiguidades)!
E essa "uma" pessoa, é o estopim do próprio sentimento, e pra mim é representada bem nos versos
"You keep it moving to your soul's delight / Now I've tried the breaks / I've tried but you know it's a lonely ride..."

Como: "Pode ir, eu já passei por isso, ja passei por isso mas a estrada é sua, quem anda nela é você!"

Sei lá - essa letra é foda e da margem pra eu ficar aqui viajando eternamente! E o clip mais ainda.


Logo mais tem mais: Imagens sonoras - a revanche! rs

Bjombro pessoas!

2 comentários:

  1. Premonição?....

    Não conhecia a música...alias muito menos escuto algo para me espirar ...dificilll...mas ...ontem ouvi uma musica que estava tb na minha list ¬¬ e eu estava fazendo algo no PC que ...propriamente dito estava muito bem com meus pensamentos......e coloquei random na list e dei play...e começou a tocar...MATO SECO - E VOCÊ VACILOU....a musica é curta e se resume... nesse trecho: "Preciso de um feedback pra ficar na moral" ....nunca pensei que a musica ia fazer minha imaginação fluir...viajar...resgatar...espremer!! o foda foi viajar no meu feedback....me fez erguer a cabeça e lutar.

    ótimo texto e legal compartilhar esses momentos..boa viajada... abs
    OPA

    ResponderExcluir
  2. Viajando e sempre! rs
    Cara as musicas fazem isso! Te pegam em momentos inusitados!
    Espero fazer mais isso!
    Recomendo!

    ResponderExcluir